O QUE É?
O Programa de Desenvolvimento de Área – PDA é uma iniciativa da ONG Visão Mundial e funciona a partir de um sistema de Apadrinhamento de crianças. A Visão Mundial atua em mais de 70 países e implantou o PDA em São José da Tapera e Senador Rui Palmeira, em 2001, devido o alto grau de pobreza e desorganização destes municípios na época.
No CACTUS, a Visão Mundial apóia dois PDAs, sendo um financiado por pessoas do Canadá e outro por patrocinadores/as do Brasil. Os padrinhos/madrinhas enviam suas mensalidades através da Visão Mundial e ela, após pagar suas despesas com funcionários, água, energia, telefone e outros serviços, repassa pro CACTUS.
Ele também paga seus gastos e depois aplica o recurso de acordo com o plano que é feito anualmente com as comunidades, levando em consideração o desafio de não fazer aquilo que é papel do governo, também tomando cuidado para que a ação realizada seja algo para o bem comunitário.
Atualmente, com o PDA, o CACTUS trabalha em 24 comunidade polo, envolvendo mais de 80 sítios, nos municípios de São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. Isto consiste em 1150 famílias, 3100 crianças e adolescentes apadrinhados/as e mais de 5 mil pessoas envolvidas direta e/ou indiretamente.
Todo esse trabalho é sistematicamente acompanhado pelos patrocinadores através do sistema de correspondência entre os inscritos e o padrinho/madrinha. Assim, as fotografias, formulários e demais instrumentos de coleta de dados periodicamente respondidos junto as crianças e suas famílias servem para dar transparência e fazer a prestação de contas do trabalho desenvolvido.
Também existem maneiras pelas quais as crianças e suas famílias são diretamente beneficiadas. Isto é, além da mensalidade, se os patrocinadores quiserem, podem mandar para seus afilhados, cartas, presentes e até dinheiro.
AÇÕES DESENVOLVIDAS COM O PDA
SAÚDE:
- nto alimentar para crianças de 0 a 6 anos inscritas e desnutridas;
- produção de medicamentos naturais e alimentação alternativa;
- Saúde sexual e reprodutora;
EDUCAÇÃO/CULTURA:
- a participação nas redes de Educação Contextualizada e tentativas de aplicação da proposta de educação do campo nos municípios trabalhados;
- o incentivo a arte e a cultura local e regional, a partir do acompanhamento e formação de grupos culturais;
- a realização de atividades lúdicas e educativas para o fortalecimento da aprendizagem e do hábito da leitura;
- a realização de eventos em datas comemorativas como Dia das Crianças, Dia das Mães e Festas Juninas;
AGRICULTURA:
- incentivo à prática da agroecologia através de um processo de formação envolvendo jovens e adultos agricultores/as;
- implementação de tecnologias de convivência com o semiárido, como Sistemas Agroflorestais, Hortas, Cisternas de Placa, Calçadão e Barragens Subterrâneas;
- incentivo e mobilização dos agricultores e grupos produtivos para a Economia Popular Solidária;
ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA:
- o incentivo à organização, através do apoio as ações locais como reuniões mensais e planejamentos comunitários;
- a promoção de momentos de formação sociopolítica para a juventude;
- a formação das lideranças que compõem os órgãos diretivos da entidade e apoio às organizações locais:
HABITAÇÃO:
COMUNICAÇÃO POPULAR:
- o apoio à implementação e elaboração de instrumentos de comunicação alternativa como Boletim, Rádio Difusora e Cinema Comunitário;
INFORMÁTICA:
- a aplicação de uma proposta pedagógica de inclusão digital e social a partir da informática;
- o acompanhamento às famílias inscritas no PDA, através de visitas sistemáticas as mesmas;
- a elaboração de correspondências e ferramentas de acompanhamento às crianças como relatórios de Progresso Anual e Formulários de Acompanhamento Sistemático, entre outras.
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