Primeiros gestores da Organização |
O Centro de Apoio Comunitário de Tapera em União a Senador – CACTUS é uma organização sem fins lucrativos de promoção ao Desenvolvimento Social. Tem por missão a inclusão de homens e mulheres, através do desenvolvimento de atividades culturais, educativas e de desenvolvimento sustentável, estimulando à cooperação, a solidariedade, a mobilização social e a auto-ajuda entre as organizações, comunidades e pessoas filiadas.
HISTÓRICO
Foi criado devido o alto índice de pobreza e desorganização das famílias de Senador Rui Palmeira e São José da Tapera.Fatores percebidos pela ONG Visão Mundial, durante a execução do Programa SOS Seca no município de São José da Tapera no período entre 1998 e 2000. Tratava-se, no momento, de uma ação emergencial e assistencial para atender as vítimas da seca no semiárido alagoano.
Sede no Povoado Candunda |
Assim, diante do contexto encontrado, resolveu-se intervir a médio e longo prazo, apoiando a realização do Programa de Desenvolvimento de Área - PDA. Contudo, para que esse programa possa ser executado, é necessária a existência de uma entidade local devidamente legalizada.
Como um dos problemas mais sérios da região era a falta de organização comunitária, não havia tal organização na região.Então, a Visão Mundial incentivou e deu condições para que se criasse essa entidade. Assim, após um ano de intensas formações em associativismo com lideranças locais, surgiu o CACTUS, em 01 de Junho de 2002.
TEMOS COMO PRINCÍPIOS NA NOSSA ATUAÇÃO:
TEMOS COMO PRINCÍPIOS NA NOSSA ATUAÇÃO:
- EDUCAÇÃO EMANCIPADORA, fundamentada nos princípios da cidadania, inclusão e universalização;
- A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO enquanto forma de autonomia econômica, política e social;
- O CONHECIMENTO COMO PROCESSO PERMANENTE de busca, reflexão, atualização e troca;
- Um processo educativo que articule três dimensões fundamentais:IDENTIDADE,MEMÓRIA E PROJETO POLÍTICO;
- A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO SABER, que envolve conhecimentos, práticas, valores e intenções;
- A vivência de RELAÇÕES HORIZONTAIS ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO, numa atitude permanente de diálogo, troca de experiências e a construção coletiva do saber;
- O EFEITO MULTIPLICATIVO do processo formativo, o que implica apropriação crítica e criativa da metodologia para o desencadeamento de novos processos educativos;
- A GESTÃO DEMOCRÁTICA na instituição, que se orienta pelo trabalho coletivo, interação entre os diferentes protagonistas e instrumentos de PMAS que permitam a gestação de relações de poder numa linha horizontal;
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