Quem Somos

Primeiros gestores da Organização
O Centro de Apoio Comunitário de Tapera em União a Senador – CACTUS é uma organização sem fins lucrativos de promoção ao Desenvolvimento Social. Tem por missão a inclusão de homens e mulheres, através do desenvolvimento de atividades culturais, educativas e de desenvolvimento sustentável, estimulando à cooperação, a solidariedade, a mobilização social e a auto-ajuda entre as organizações, comunidades e pessoas filiadas.
HISTÓRICO

Foi criado devido o alto índice de pobreza e desorganização das famílias de Senador Rui Palmeira e São José da Tapera.Fatores percebidos pela ONG Visão Mundial, durante a execução do Programa SOS Seca no município de São José da Tapera no período entre 1998 e 2000. Tratava-se, no momento, de uma ação emergencial e assistencial para atender as vítimas da seca no semiárido alagoano.

Sede no Povoado Candunda
Porém, a Visão Mundial não trabalha apenas com esse tipo de ação, mas atua principalmente apoiando a implantação de programas e projetos que visem o Desenvolvimento Transformador, isto é, a realização de atividades que ajudem as pessoas a caminharem com as próprias pernas e superar a situação miserável na qual se encontram.
Assim, diante do contexto encontrado, resolveu-se intervir a médio e longo prazo, apoiando a realização do Programa de Desenvolvimento de Área - PDA. Contudo, para que esse programa possa ser executado, é necessária a existência de uma entidade local devidamente legalizada.

Como um dos problemas mais sérios da região era a falta de organização comunitária, não havia tal organização na região.Então, a Visão Mundial incentivou e deu condições para que se criasse essa entidade. Assim, após um ano de intensas formações em associativismo com lideranças locais, surgiu o CACTUS, em 01 de Junho de 2002.


TEMOS COMO PRINCÍPIOS NA NOSSA ATUAÇÃO:


  • EDUCAÇÃO EMANCIPADORA, fundamentada nos princípios da cidadania,  inclusão e  universalização;
  • CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO enquanto forma de autonomia econômica, política e social; 

  • CONHECIMENTO COMO PROCESSO PERMANENTE de busca, reflexão, atualização e troca;

  • Um processo educativo que articule três dimensões fundamentais:IDENTIDADE,MEMÓRIA E PROJETO POLÍTICO;

  • Ter a PRÁTICA COMO PONTO DE PARTIDA e opção metodológica, considerando a ação social dos grupos e pessoas numa realidade concreta como impulsionadora da história;

  • CONSTRUÇÃO COLETIVA DO SABER, que envolve conhecimentos, práticas, valores e intenções;

  • A vivência de RELAÇÕES HORIZONTAIS ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO, numa atitude permanente de diálogo, troca de experiências e a construção coletiva do saber;

  •  A AUTONOMIA DOS SUJEITOS no sentido das pessoas e grupos criarem e recriarem seus modos próprios de pensar, sentir e agir;

  • EFEITO MULTIPLICATIVO do processo formativo, o que implica apropriação crítica e criativa da metodologia para o desencadeamento de novos processos educativos;

  • GESTÃO DEMOCRÁTICA na instituição, que se orienta pelo trabalho coletivo, interação entre os diferentes protagonistas e instrumentos de PMAS que permitam a gestação de relações de poder numa linha horizontal;


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